Pensando no quanto ainda precisamos caminhar na Matemática, as Coordenadoras Pedagógicas Eliane e Stela organizaram oficinas a serem trabalhadas no dia 19 de abril, para que as professoras pudessem vivenciar diversas atividades que serão norteadoras e enriquecerão o trabalho pedagógico desenvolvido em Sala de Aula.
“O objetivo para “ensinar” o número é o da construção que a criança faz da estrutura mental de número.
Uma vez que esta não pode ser ensinada diretamente, o professor deve priorizar o ato de encorajar
a criança a pensar ativa e autonomamente em todos os tipos de situações.
Uma criança que pensa ativamente, a sua maneira, incluindo quantidades, inevitavelmente constrói o número.
A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é muito difíci
l porque a maioria de nós foi treinada para obter das crianças a produção de “respostas certas”
Kátia Smole
Reunião Pedagógica 19/04/2011
Pauta
- Vídeo compartilhado: Donald no País da Matemágica- 1ª parte
- Levantamento dos conhecimentos prévios sobre o Sistema de Numeração Decimal
- Fichas sobrepostas
- Socialização
- Leitura do texto: Algumas considerações sobre o Sistema de Numeração Decimal.
Objetivos:
- Apresentar de forma lúdica que a matemática faz parte de nosso cotidiano.
- Levantar conhecimentos prévios sobre o Sistema de Numeração Decimal.
- Refletir sobre a prática desenvolvida em sala de aula.
- Vivenciar através de material concreto a construção do conhecimento do Sistema de Numeração Decimal.
- Embasar teoricamente o trabalho com Sistema de Numeração Decimal.
- Avaliar o encontro mediante os objetivos propostos.
Sugestões de livros para leitura em HTPI(Horário de Trabalho Pedagógico Individual):
- Cadernos do Mathema de 1º ao 5º anos
- Educação Matemática – Números e operações numéricas
- Ensinar Matemática Na Educação Infantil e nas séries iniciais – Mabel Panizza e colaboradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário