Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2011

Donald no País da Matemágica...

 
Pensando no quanto ainda  precisamos caminhar na Matemática, as Coordenadoras Pedagógicas Eliane e Stela organizaram oficinas  a serem trabalhadas no dia 19 de abril,  para que as professoras pudessem vivenciar diversas atividades que serão norteadoras e enriquecerão o trabalho pedagógico desenvolvido em Sala de Aula.

 
“O objetivo para “ensinar” o número é o da construção que a criança faz da estrutura mental de número.
 Uma vez que esta não pode ser ensinada diretamente, o professor deve priorizar o ato de encorajar
 a criança a pensar ativa e autonomamente em todos os tipos de situações.
Uma criança que pensa ativamente, a sua maneira, incluindo quantidades, inevitavelmente constrói o número.
 A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é muito difíci
l porque a maioria de nós foi treinada para obter das crianças a produção de “respostas certas”
Kátia Smole


Reunião Pedagógica 19/04/2011

Pauta
  1.      Vídeo compartilhado: Donald no País da Matemágica- 1ª parte
  2.      Levantamento dos conhecimentos prévios sobre o Sistema de Numeração Decimal
  3.      Fichas sobrepostas
  4.      Socialização
  5.      Leitura do texto: Algumas considerações sobre o Sistema de Numeração Decimal.

Objetivos:


  • Apresentar de forma lúdica que a matemática faz parte de nosso cotidiano.
  • Levantar conhecimentos prévios sobre o Sistema de Numeração Decimal.
  • Refletir sobre a prática desenvolvida em sala de aula.
  • Vivenciar através de material concreto a construção do conhecimento do Sistema de Numeração Decimal.
  • Embasar teoricamente o trabalho com Sistema de Numeração Decimal.
  • Avaliar o encontro mediante os objetivos propostos.


Sugestões de livros para leitura em HTPI(Horário de Trabalho Pedagógico Individual):

  • Cadernos do Mathema de 1º ao 5º anos
  • Educação Matemática – Números e operações numéricas 
  • Ensinar Matemática Na Educação Infantil e nas séries iniciais – Mabel Panizza e colaboradores




Nenhum comentário:

Postar um comentário